JORNAL DESTAK- JUNHO 2013

“O GIGANTE ACORDOU”
Nas últimas semanas, o Brasil foi sacudido de Norte a Sul por manifestações populares que reivindicavam melhores condições de vida para o povo brasileiro. Foram protestos como nunca se viu antes na história deste país, algo sem precedente, capaz de abalar as estruturas do poder  político da nação.
Escrevo este texto a fim de mostrar as causas e as conseqüências destes protestos sob o meu ponto de vista. Antes de iniciar, advirto ser este é um fenômeno social complexo e, por isso, ainda demorará algum tempo para nós o compreendermos completamente, principalmente suas consequências.
Para falar sobre as causas dos protestos, permito-me fazer uma metáfora para melhor explicar meu ponto de vista.
Imagine, caro(a) leitor(a), uma panela com água sobre uma forte chama, após algum tempo exposto ao fogo a água começará a ferver, algumas bolhas da água em ebulição começarão a subir do fundo da panela.
Em geral as pessoas quando pretendem explicar o porquê dos protestos, só conseguem perceber as causas superficiais, ou seja, as bolhas de água ebulindo do fundo da panela, assim, é comum ouvir que os protestos são por causa do aumento da passagem, ou por causa da corrupção, ou por causa da PEC 37, por causa da saúde, da educação, da segurança... e assim por diante. Basta assistir à grande mídia para ter acesso a essas informações.
O que proponho é uma análise mais profunda, não estou preocupado com a água ebulindo, pois em verdade ela é só conseqüência, não a causa da ebulição, estou preocupado é com a chama, com o fogo que faz a água ferver. É neste sentido que buscarei explicar o motivo dos protestos, qual a substância das manifestações? Qual a sua causa profunda?
Inicialmente faço o seguinte questionamento: No Brasil sempre houve corrupção dos políticos, sempre houve descaso com a saúde, com a educação, com a segurança... porque só agora o povo decidiu dar um basta nisso tudo?
A explicação para este questionamento, no meu entender, aponta para a causa profunda dos protestos históricos havidos em nosso país nos últimos dias.
O que há de diferente hoje é fruto da revolução técnico-científico-informacional, assim como a revolução industrial criou novos paradigmas sociais que levou à radical transformação da sociedade por meio das revoluções burguesas, a revolução informacional está dando mostras de sua capacidade para transformar as sociedades.
É importante compreendermos que este não é um fenômeno brasileiro, é mundial, foi por meio das redes sociais que iniciou-se a primavera árabe, as revoltas contra as eleições no Irã, os protestos contra os governos e o desemprego na Europa...
A internet permite às pessoas se reunirem sem sair de casa, assim é possível promover manifestos fazendo um simples convite pelas redes sociais. Todas as revoluções sociais havidas até então necessitaram de uma entidade que as encabeçasse para que tivesse início. As revoluções burguesas foram organizadas dentro da Maçonaria, as revoluções socialistas dentro dos sindicatos e dos partidos dos trabalhadores, hoje não há mais necessidade de combinar uma ação em um espaço físico determinado, o meio virtual é suficiente, por esta razão é difícil identificar um líder das manifestações, porque elas são espontâneas, diferente das Diretas Já, por exemplo, em que facilmente se identificavam as lideranças como Ulisses Guimarães, Brizola entre outros.
A revolução técnico científico informacional dinamitou o monopólio dos meios de comunicação ligados a uma corrente ideológica dominante, hoje as pessoas têm acesso direto à informação sem necessitar do filtro da Globo, da Record, da Band... Não por outro motivo, todos os meios de comunicação foram hostilizados nas manifestações. Estes meios de comunicação perceberam seu descrédito por isso mudaram seu enfoque sobre as manifestações, no início eram contra os protestos, mas, à medida que o movimento foi se avolumando e ganhando o país, mudaram de posicionamento e passaram a ser a favor.
A revolução informacional não é a única causa dos protestos, como eu já disse, este é um fenômeno social complexo, portanto suas causas são igualmente complexas.
Outro fator importante para os protestos foi a chegada da esquerda ao poder com o PT. Durante uma geração nós saíamos às ruas para protestar contra a direita, atribuíamos todos os problemas sociais do país à forma como a direita governava, por isso, naquele tempo, em qualquer manifestação, em qualquer lugar do país se via bandeiras do PT, de certa forma o PT canalizou o desejo de mudança da sociedade brasileira a qual acreditou que a esquerda no poder melhoraria a educação, a saúde, a segurança, o transporte público, acabaria coma a corrupção, a sociedade acreditou porque essas eram as bandeiras de luta do partido, entrementes, agora, 10 anos depois de o PT chegar ao poder nada foi resolvido, a saúde continua precária bem como a educação e a segurança, assim como a corrupção continua descontrolada, ou seja, as promessas não foram cumpridas. Não é por outro motivo serem os protestos apartidários, na verdade os protestos são também contra os partidos, todos os partidos, a sociedade não acredita mais nem na esquerda nem na direita, os partidos políticos foram incapazes de solucionar os problemas sociais do país, caíram em total descrédito diante da população, uma vez não confiando mais nos partidos como instrumento de mudança, o povo decidiu, ele mesmo, promover as mudanças sociais prometidas e não cumpridas.
Há também de se observar como causa profunda dos protestos o maior esclarecimento da população, principalmente da classe C que foi a classe a sair às ruas para protestar. Programas como PROUNI e SISU, bem como o aumento da rede particular de universidades absorveu uma boa camada da população em especial da classe C que é a classe mais explorada pelo Estado, paga mais impostos e tem menos benefícios do governo, não vê seus impostos voltarem em forma de serviços como saúde e educação gratuita e de qualidade, transporte público digno, é esta classe que saiu às ruas para pedir por melhoria nos serviços públicos, porque é ela que mais financia e que tem menos retorno. Hoje, com maior nível de escolaridade, a classe C tem plena consciência dos impostos que paga sem que haja o retorno devido, por isso cobra.
Pode-se acrescentar a estes três fatores que apresentei mais algum, todavia creio serem estes os principais. Por isso, só agora o povo se insurge contra o país que temos, a classe C mais esclarecida esperou que o PT fosse promover mudanças profundas na sociedade, não o fez, as redes sociais serviram de meio para canalizar as diversas insatisfações para um mesmo objetivo comum, potencializou as insatisfações individuas de cada brasileiro consciente de que algo deveria ser feito.
Para finalizar esta análise atrevo-me a indicar algumas conseqüências dos protestos.
1º: A grande mídia deve se reformular em face deste novo tipo de atuação cívica social, não dá para fazer mais como antes em que a mídia de direita boicotava as manifestações da esquerda, hoje os manifestos não são nem de esquerda nem de direita, são do povo, ser contra os manifestos é ser contra o povo, ninguém quer ficar contra o povo, principalmente os meios de comunicação.
2º: A classe política deve ficar mais atenta aos anseios sociais e às redes sociais que demonstraram sua força e entram de vez no cenário político brasileiro, o político que não tiver sensibilidade para perceber isso será ultrapassado pela história.
3º: A educação e a saúde devem se tornar pauta principal nas eleições do próximo ano, desta vez de verdade, não só como discurso político, mas como projeto de governo.
4º: O povo brasileiro ficará mais atento aos políticos que de fato se preocupam com os serviços públicos essenciais e deve passar a rejeitar a política do pão e circo que vigorou no nosso país até hoje.
5º: O povo aprendeu a se mobilizar, não será difícil promover novas manifestações tais quais as que vimos em um novo escândalo político como o do mensalão, o povo brasileiro não engolirá mais falta graves dos governantes. Até agora nenhum político caiu, mas isso pode acontecer, por esta razão os políticos devem ficar mais preocupados com os seus malfeitos.
Deveremos perceber outras conseqüências com o passar dos anos, afinal os protestos não terminam aqui eles devem continuar no futuro.
Quero terminar este texto expressando meu orgulho pelo povo brasileiro, e confesso nunca ter pensado que um dia eu veria o povo do meu país lutando desta forma por um país melhor, falo isso com os calos de quem sempre foi para rua lutar por direitos.
A geração anterior a minha redemocratizou o país, minha geração levou o PT ao poder, esta nova geração vai transformar o país mais profundamente, cada geração cumpre sua função histórica, e é importante que cumpra.
O povo unido de fato não é vencido, é sempre vencedor.
Parabéns ao povo brasileiro, parabéns a todos nós!