JORNAL DESTAK- JULHO DE 2013

PROGRAMA MIX CULTURAL
Todos os domingos de 9:00 às 12:00, na Rádio Aquarius, há a apresentação do programa Mix Cultural  feita pelo professor e filósofo Pedro Eduardo. È um programa que começou com uma hora de apresentação, de 9:00 às 10:00, mas foi ganhando espaço no gosto do público e hoje estende-se por quase toda a manhã dos domingos.
Escrevo sobre este programa de rádio este mês, não por ele em si, mas pelo motivo de seu grande sucesso.
O segredo do sucesso do professor e radialista Pedro Eduardo é o resgate de nossa izabelensinidade por meio de um humor que busca no populesco izabelense sua inspiração e graça.
A perspicácia do radialista em compreender sua comunidade, permite-lhe extrair dela suas características cômicas apropriando-se assim de um saber local e expondo este saber aos seus ouvintes que por serem em sua maioria izabelenses reconhecem as características de nossa gente, de nossa cultura, aquilo que nos faz izabelenses e nos diferencia de outras comunidades.
Segundo observação do professor Pedro Eduardo a vaia do izabelense é diferente de todas as vaias do mundo, nós izabelenses temos uma vaia que é só nossa, e é verdade senão vejamos. Em todos os cantos a vaia é entoada com um som vocálico velar, arredondado; em Santa Izabel a vaia tem som vocálico palatal, não-arredondado. Na prática fica assim:
·         No resto do mundo: UUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!
·         Em Santa Izabel: IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!
De acordo com o Eduardo, a vaia izabelense possui um complemento necessário, após a sequência dos sons vocálicos palatais, não-arredondados há a obrigatoriedade de se dizer a expressão “imuuuuundo”, logo a vaia do izabelense é assim em sua plenitude:
·         IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII imuuuuundo!!!!
Para continuar exemplificando este aspecto cômico izabelense explorado com perfeição pelo Eduardo em seu programa, vale falar sobre os tipos de bucho. Conforme o Eduardo expõe em seu programa o izabelense identifica vários tipos de bucho a saber:
·         Bucho de égua: é um bucho grande e duro.
·         Bucho de lama: é um bucho grande e mole.
·         Bucho de gó: é um bucho pequeno e duro, é um estágio anterior ao bucho de égua.
·         Bucho de nós todos: é um bucho enorme.
·         Bucho de lamprea... E  por aí vai.

Além de resgatar estas gozações típicas de nosso povo, o programa Mix Cultural se diferencia por quebrar esteriótipos e preconceitos. É o único programa do mundo que faz promoção cujo prêmio pode ser 1 litro de açaí, 1 Kg de farinha, 10 uxis... Enquanto isso muitos outros programas correm atrás de patrocinador para premiara seus ouvintes com celular, tablet...

Já tive a oportunidade de ser entrevistado duas vezes no programa, uma ainda no início quando estava começando, e outra mês passado. Pude perceber in lócus o quanto o programa cresceu e se popularizou, durante a programação o telefone da rádio não para de tocar, são ligações de todos os bairros da cidade.

O programa Mix Cultural fala sobre nossa cidade para os izabelenses que adoram saber sobre Santa Izabel.

O programa do professor Pedro Eduardo é um esteio importante de nossa izabelensinidade, afinal, à medida que vamos fazendo parte da região metropolitana de Belém é natural perdemos nossa identidade, para compreender isso basta observar Ananindeua e Marituba, qual a identidade destas cidades, qual a identidade cultural do povo destas cidades se não ser apenas a extensão de Belém.

Parabenizo a todos que fazem o programa Mix Cultural: Muhamede, Magal e especialmente o seu idealizador o professor e amigo Pedro Eduardo a quem tanto admiro.


Um grande abraço e felicidade a todos!