JORNAL DESTAK- FEVEREIRO 2013


NADA DO GOVERNO, TUDO PELO GOVERNO
Estava eu certo sábado assistindo ao jogo Flamengo e Volta Redonda pelo primeiro turno do Cariocão em janeiro ainda, concentrado na partida acompanhei uma jogada do Leo Moura pela direita do ataque rubro-negro, entrementes, antes da conclusão do lance, dispersei minha atenção da jogada e fixei meus olhos em uma grande faixa estendida no alambrado do estádio, estava escrito nela: NADA DO FLAMENGO, TUDO PELO FLAMENGO.
 A partir deste momento perdi-me um pouco da partida e passei a divagar sobre a política- pensamento em mim sempre recorrente. Lembrei-me que dias antes, um conhecido que encontrei na rua contou-me o quanto estava desiludido com o governo do Dr. Gilberto, disse-me ele:
- Apesar dos poucos dias de governo já estamos decepcionados!
Procurei entender o porquê da tão eloqüente afirmação, afinal, mesmo agora, ainda não é possível fazer uma avaliação consistente do governo do Dr. está só no início, ainda não tem nem 100 dias que é quando se faz uma primeira avaliação de todo governo neófito. Mais ainda interessei-me pela prosa, porque o conhecido havia trabalhado na campanha do Dr.
No desenrolar da conversa descobri que a decepção era porque, o meu conhecido, ainda não tinha conseguido uma vaga na prefeitura mesmo tendo trabalhado de “graça” para o Dr. na campanha. Como dizem: O de “graça” às vezes sai caro.
Quando vi a frase no alambrado do jogo do Mengão, lembrei-me deste episódio porque penso que o mesmo amor e respeito que temos pelo nosso time de coração, deveríamos ter pelos governantes a quem apoiamos para que cheguem ao poder para nos governar, não devemos apoiar candidatos esperando que eles façam por nós individualmente, somos nós quem devemos fazer por eles e pela nossa cidade (Estado e Nação). Afinal, se eu apoio um candidato de “graça” e quando ele chega ao poder eu cobro dele um emprego, isso significa então que o de “graça”, não foi de “graça”, teve um custo, diferido é certo, mas um custo.
Quando deixamos de apoiar um candidato por acreditar que ele possa nos governar bem, e passamos a apoiá-lo porque esperamos dele qualquer benesse caso ele chegue ao poder, mostramos que de fato não estamos preocupados com nossa cidade, antes com nossa própria vida, com nossa própria individualidade.
Digo isso porque não é só esse conhecido meu que está “decepcionado” com o atual governo, muitos outros correligionários do amarelo também estão chateados porque ainda não pegaram sua “boquinha”. Governo algum é para dar “boquinha” a ninguém, governo é para gerir a cidade com responsabilidade, controlando gastos com pessoal para poder fazer os investimentos necessários que a cidade tanto precisa: asfalto, esgoto. sinalização de trânsito...
 Se a prefeitura ceder à pressão dos correligionários que fizeram a campanha de “graça” para o Dr., não vai conseguir cumprir com as promessas que fizeram o Dr. ganhar a eleição comprometendo assim indubitavelmente a reeleição.
De forma geral os brasileiros vêem o envolvimento com a política como meio de conseguir um emprego ou qualquer outra vantagem do poder, não como meio de melhorar a sociedade.
Os brasileiros, de modo geral, deveriam devotar um pouco do amor que sentem pelos clubes de futebol aos governantes que apóiam e em quem acreditam para votar, assim quem sabe um dia nós veremos uma faixa dizendo: NADA DO GOVERNO, TUDO PELO GOVERNO.
Quando este dia chegar, tenho certeza de que nós teremos uma sociedade melhor, porque todos se sentirão responsáveis por ela. Quando este dia chegar as pessoas não votarão mais por favores, por saco de cimento, por tijolo, por dentadura... por emprego; votarão por consciência do que é melhor para todos, para a coletividade.

Despeço-me aqui. Um grande abraço a todos!