Pesquisas online são 100% manipuláveis e 100% imprestáveis



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O portal IG, para alavancar acessos na sua página de entrada, vem realizando pesquisas online.
Na mais recente perguntou "qual presidente fez mais pelo país?". Venceu o tucano FHC, ficando Lula em 2° lugar:
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Diz o IG que a pesquisa é "baseada no conceito real time", desenvolvido pela "IBT, empresa que pertence à Brztech", o que não quer dizer coisa alguma: todas as pesquisas online são 100% manipuláveis pelos usuários e por isso 100% imprestáveis.
> O processo de votação online
O foco aqui não é discutir se o FHC foi, ou não, melhor que o Lula, mas expor a ingenuidade tecnológica de se procederem a enquetes pela internet.
Qualquer urna virtual que se desenvolver vai ter que se basear em uma identidade para computar o voto e não deixar, com a mesma identidade, repeti-lo.
A identidade virtual é o IP (Internet Protocol), um número de 11 unidades que pode ser fixo ou dinâmico. Se fixo ele não será mudado em quantas conexões se faça; se dinâmico ele pode mudar toda vez que se entra na rede.
> Motores que mudam o IP automaticamente
Os scripts de votação gravam o IP do voto recebido e o impedem, por um intervalo de tempo, de votar novamente. Passado o intervalo o IP é liberado, mas quem não quiser esperar o intervalo instala um script que, automaticamente, desconecta o PC e reconecta-o com um IP diferente. Pronto: em menos de 1 minuto a mesma pessoa poderá votar de novo, e assim sucessivamente quanta vezes quiser.
E por que o IP usado para votar não é impedido por toda a duração da pesquisa? Por que 95% dos IPs são dinâmicos, ou seja, os servidores de nomes podem dar a mim hoje o mesmo IP que deram a você ontem e se ele estiver impedido eu não poderei votar e isso, também, seria um elemento a mais para tornar a pesquisa falaciosa.
> Manipule à vontade
Portanto, em qualquer pesquisa online, quem quiser aparecer "bem na foto", convida os amigos a baixar um motor de troca de IPs (há centenas na net) e orienta-lhes a votar repetidamente até o fim da brincadeira.
Admira-me o IG, um portal que não precisaria desses artifícios para aumentar pageviews, prestar-se a uma figuração do tipo.

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