URBANIDADE

Tenho conversado com algumas pessoas que não concordam em nada com o meu ponto de vista sobre as eleições municipais, tenho aprendido muito com elas, sempre disse que sou amante das ideias adoro ser convencido com bons argumentos. Essas pessoas com quem ando conversando estão me permitindo ampliar minha percepção do quadro político de nossa república.

Falo sobre isso para mostrar que nós podemos divergir de ideias sem necessitar ser indelicados ou deselegantes e a té mesmo grosseiros com quem diverge do que pensamos. Pela troca de ideias podemos até mudar de opinião como acontece comigo neste momento.

Eu acreditava que o Evandro poderia ganhar a eleição com facilidade, agora, depois de ter ouvido alguns bons argumentos, ainda acredito que o Evandro vença, mas já não acredito que seja com facilidade.

Citarei alguns argumentos que me foram expostos:

1- O Evandro conseguiu aglutinar as lideranças políticas, a cúpula econômica, mas isso não significa que conquistou o povo.

COMENTÁRIO: O argumento apresenta alguma fragilidade, mas não sua total consistência. De fato conquistar as lideranças não significa conquistar o povo, entrementes, este momento de pré-campanha é para a conquista de lideranças, não do voto popular ainda, neste sentido o Evandro foi quem mais conseguiu aglutinar força. O momento de pré-campanha é importante para cooptar lideranças porque no momento de campanha são essas lideranças que irão pedir voto para o candidato, e aí nós podemos questionar se a liderança tem ou não capacidade de transmitir seus votos ao candidato.

2- O Carlinho tem voto quando é candidato, quando não é, não transmite voto.

COMENTÁRIO: É um argumento interessante, porém é frágil, porque por mais que o Carlinho não consiga transmitir todos seus votos, mesmo assim creio que ele atrai votos que são dele e muitos.

3- Uma parte do PSDB vai apoiar o Gilberto.

COMENTÁRIO: Segundo algumas leituras ( era a minha também), o Dr. Gilberto estaria fragilizado em relação ao PSDB estadual, a prova disso seria a tentativa de enquadramento do Dr. ao PMDB ao qual ele foi enfático em debelar. Alguns pensadores da política izabelense analisam este episódio de outra forma, para eles o não enquadramento do Dr. demonstrou sua força, pois se estivesse fragilizado de fato ele teria que ter cedido.

Gostei muito desta argumentação, é uma leitura muito interessante, meus olhos brilharam quando eu escutei este argumento, porque parece tão óbvio e certo, e eu não fui capaz de abstraí-lo, confesso até uma certa inveja.

É um argumento bom, porém o PSDB deveria estar todo unido em defesa da campanha do Gilberto, não está coeso, uma parte de fato está com o Evandro, porém não é a maioria como pensei.

E aí, caro,leitor deste blog, gostaram dos argumentos? Fazem pensar não é?

Observo que nas conversas que tive com estas pessoas que me apresentaram um ponto de vista diferente do meu, em nenhum momento alguma delas foi deselegante comigo, ou deixou de ser cortês.

Gostaria muito que os debates de ideias fossem sempre assim, infelizmente não são, tem pessoas que se sentem no direito de ser grosseiros com aqueles que têm um pensamento divergente. Faltem-lhes urbanidade e senso democrático.