TRANSFORMAÇÃO

A minha vida ideológica inteira tive minha mentalidade orientada pelo socialismo, meu pensamento era moldado pelos ideais marxistas, hoje tenho muita clareza disso quando lembro de minhas atitudes, minhas posturas meus posicionamentos.

Só de uns três anos para cá minha mentalidade ideológica começou a se transformar. Eu meu tempo de socialista eu jamais teria concebido um texto como o que postei ontem sobre o perigo da intervenção do Estado na vida privada, pois era nisso que eu acreditava, tinha fé em um Estado interventor, regulador. Hoje não acredito mais nisso, reconheço o perigo de um Estado onipresente, por isso me auto denomino republicano ideologicamente, creio hoje nos ideais da democracia, nos seus valores.

Hoje considero paradoxal um socialista falar em democracia, as experiência socialistas no muindo cumularam-se em ditaduras, todas elas, em todos os continentes, mesmo o neo-socialismo bolivariano do Chávez é ditatorial.

O próprio Lula admite que se ele tivesse ganhado a eleição de 89, ele teria conduzido o Brasil para o rumo que o Chávez levou a Venezuela. O Lula admite ter se transformado também ao longo das experiências vividas, foi essa transformação que fez do Lula um grande presidente, sem ela, ele teria se tornado um ditador.

Quando o Lula negou o terceiro mandato, ele não foi socialista, ele foi republicano.