A Colômbia teve sua última temporada de touradas em meio à polêmica iniciada pelas autoridades locais e regionais, da qual se aproveitaram os cidadãos contrários às atividades, o que colocou em xeque a figura do toureiro em um dos países da América Latina com maior número de fãs dessa tradição.
Em meio à polêmica entre os que são a favor e contra as touradas em toda a Colômbia, houve especial divergência nas feiras de Bogotá e Medellín, redutos históricos de touradas, inclusive por receberem importantes etapas do circuito das Américas.
Nos espetáculos destas cidades, a plateia sempre lotou as arquibancadas. Além do touro e do toureiro, que todas as tardes lutavam para manter suas vidas, entraram na discussão os ativistas contrários às touradas, políticos novatos no poder, o Ministério Público, fãs da prática e até os hackers do Anonymous.
Um grupo de interlocutores, entretanto, acabou disseminando uma grande preocupação entre os apaixonados pelas touradas na Colômbia. Eles se divertiram nas feiras de dezembro nas cidades de Cali e Manizales, sem fazer ideia de que, com a entrada de 2012 e o início das temporadas de Bogotá e Medellín, receberiam a primeira estocada.

http://noticias.br.msn.com/brasil/artigo.aspx?cp-documentid=32886722