PRESTAÇÃO DE CONTAS

O Diego Sousa mostrou em seu blog que a prefeitura está perdendo repasse de verba por não prestar contas.

Uma coisa dessas não pode acontecer, principalmente em uma cidade que depende desse repasse para fazer alguma coisa.

Não concordo com as insinuações do Diego sobre corrupção, acho uma explicação muito simplista, entretanto observo que esta situação mostra claramente o quanto o palácio está isolado da sociedade, não há canal de comunicação do palácio com o povo. Era necessário o palácio explicar o porquê de não ter prestado contas, para não permitir ilações como as feitas pelo Diego e que fica na cabeça de pessoas mais afeitas ao senso comum.

Nem sempre é corrupção, em geral nessas prestações de contas ocorrem falhas técnicas, entre outras situações que podem ocorrer.

Mostrei aqui no blog a lista dos convênios da prefeitura com o governo federal, dos mais de 50 mais ou menos 6 não estavam quites com a prestação de contas, na grande maioria a prefeitura cumpre seu papel seja de que jeito for, mas não fica inadimplente.

O futuro prefeito de Santa Izabel deverá ter esta sensibilidade, estamos passando por transformações históricas e nossos líderes precisam saber disso, não podem ignorar, a internet democratizou as informações o facebook e o blog já promoveram revoluções no mundo, e são cada vez mais instrumentos de controle social, é preciso os governantes terem esta sensibilidade.

Gostaria muito que o futuro prefeito criasse um site para a prefeitura e prestasse contas ao povo, mostrasse os números. Isso seria diferente, essa pessoa se tornaria um grande e, acima de tudo, respeitado líder.

Eu não tenho dúvida de que naturalmente um dia será assim, falta só o primeiro fazer para se tornar o paradigma a ser seguido. Falar disso hoje parece mais utopia.