FAMÍLIA

Ricardo e Dani


Pai do Ricardo, Evandro, Ricardo com a mãe

Na reunião do último domingo, ficou bem claro que o Ricardo tem o mérito de ter uma bela família que o apoia na sua decisão de dispor ao povo izabelense seu nome. Não é uma decisão simples como muitos pensam, principalmente os pagãos em matéria de política, uma decisão dessa deve sempre ser conversada com a família, deve ser coletiva. A presença do vereável no palco com sua esposa e pais passam uma impressão muito positiva de seriedade, principalmente porque contrasta com a realidade de relações familiares em que vive nossa sociedade em que cada vez mais os casais se separam. É um bom exemplo a ser seguido.

A família e as pessoas que estavam no evento ovacionaram a entrada do Ricardo no recinto. Isso é importante, o candidato não pode ser o candidato dele mesmo, deve representar um coletivo, nisso está uma das formas de legitimação do poder nas democracias, o poder do líder carismático no sentido que Weber dá à palavra.

Parece paradoxal dizer que o Ricardo é carismático, se o leitor considerar a palavra em seu sentido vulgar, pois o vereável não é populesco, ao contrário disso, é sério e introspectivo, características excelentes para técnicos, não para políticos.

O evento para o Ricardo me impressionou porque houve um reconhecimento público de seu trabalho técnico à frente da Secretaria de Meio Ambiente. Isso não é normal em democracias da América do Sul, aqui o populismo sempre arrebanhou mais votos que o tecnicismo.

Desejo sucesso nesta caminhada ao Ricardo.