ÉTICA E MORAL

Quando aconteceu o mensalão em 2005, assisti a uma entrevista do Tarso Genro, à época Ministro da Justiça, sobre o tema , ele deu uma resposta a qual eu não entendi, por isso aquela resposta não saiu de minha cabeça.

Só entendi plenamente a resposta do Tarso quando li pela segunda vez O Príncipe de Maquiavel, e reforcei mais tarde com o livro Ciência e Política do Max Weber.

O Tarso disse que o maior erro do PT foi ter construído suas bandeiras de luta em cima da ética e da moral (como virtu no sentido aristotélico).

Não entendi em princípio o que ele quis dizer, afinal se não fosse para construir uma palta sobre a ética e a moral, como haveria de ser?

Assusta dizer que no século XVI Maquiavel já havia dado resposta a essa pergunta. A virtu aristotélica não permeia o espaço da disputa do poder, nunca permeou em toda história do homem. Poucos sabem, mas Napoleão conquistou a Europa desrespeitando regras de cavalheirismo em batalha que eram do costume da época como recolher os mortos, os generais tomarem chá ao fim das batalhas, respeitar dia santo, promover trégua durante as chuvas por exemplo. Napoleão acabou com isso, ele atacava de noite (um absurdo), atacava na chuva, atacava dia santo. Esse é só um exemplo de como a virtu não habita a disputa pelo poder.

Por isso causa-me desconfiança quando escuto alguém fazer discurso forjado na ética e na moral, para mim tem fragrância de demagogia, é o típico discurso de quem está fora do poder esperando a primeira oportunidade para fazer a mesma coisa, infelizmente com o PT não foi diferente, tudo o que criticava fez igual ou pior.

Hoje entendo o que o Tarso quis dizer, por isso desconfio de oposição sem projeto, com discurso sobre ética e moral que aponta somente o erro do outro.

Acredito que o PPS corria um risco muito grande em defender a bandeira da ética, da decência, não é fácil defender tais bandeiras é preciso o comprometimento do partido como um todo. O PPS também decidiu correr o risco de trilhar o caminho da moral e da ética. Deu certo inicialmente, vamos ver com vai ficar depois do escândalo do federal do Rio envolvido como o Cachoeira e agora do Jordy.

Alguns analistas dizem que a disputa pela capital foi para o espaço pro Jordy. Defendo esta tese também, é muito forte a conversa na gravação.