DICA

Ainda quanto à questão do uso eleitoral da internet, aconselho aos candidatos criarem um blog de campanha. O blog é importante como ferramenta estática de informação, diferente do facebook que é mais dinâmico e requer interação com o eleitor. Aconselho a criarem páginas no facebook, a fazer um cadastramento de contas de e-mail de todos os eleitores possíveis e comunicar-se com eles.

Cada ferramenta tem sua peculiaridades é preciso respeitá-las. O blog promoveria consistência na apresentação das ideias aos internautas, mostraria fotos peculiares da campanha, dos eventos políticos, disponibilizaria a agenda do candidato. O facebook é para o debate de ideias, para interação, para a personalização da relação entre o candidato e o eleitor, é uma ferramenta fantástica que precisa ser explorada principalmente pelos candidatos a vereador. Pelo e-mail, o candidato mandaria mensagem aos eleitores como de feliz aniversário, convite para eventos de campanha...

A dica que deixo é: Não adianta ter estas ferramentas e não usar, é pior que não ter, pois passa a ideia de pouca importância com aqueles que utilizam aquele meio de comunicação. 

Imagine se o leitor abrisse o Blog do Bruno Marques todo dia e não tivesse nada para ler por dias, o leitor se sentiria desprestigiado, sem importância, porém se ele abre o blog todo dia e tem algo novo para ele ler, terá a sensação de que, quem está do lado de cá, se preocupa com ele. 

As ferramentas são de comunicação, volto a repetir, se não comunicar não adianta de nada, e ainda pode é piorar.

Tem muito voto esperando pelos candidatos na rede, quem se adiantar levará vantagem.