Simineral prevê explosão de empregos


Até 2016
Em lançamento de Anuário, sindicato de indústrias estima 113 mil novos postos
Nos próximos quatro anos, o setor da mineração vai investir cerca de 41 bilhões de dólares no Pará, gerando 113 mil novos postos de trabalho, diretos e indiretos, incluindo investimentos da Vale, como o Projeto Ferro Carajás S11-D, e de outras empresas até 2016. O setor já responde por 232 mil empregos diretos e indiretos gerados por 230 empresas, com uma produção anual de 16,8 bilhões de dólares (92%) do total das exportações paraenses em 2011 (18,3 bilhões de dólares), num crescimento de 52% do setor em comparação a 2010. A arrecadação da compensação financeira (Cfem) pela exploração de recursos minerais no Pará abrange R$ 462 milhões, aumento de 47% em 2011.
Essas informações foram divulgadas ontem à noite, no Espaço São José Liberto, pelo presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes, no lançamento do primeiro Anuário Mineral do Pará, elaborado pela entidade, um dia após o Dia Estadual da Mineração, comemorado em 14 de março. A publicação, com informações detalhadas sobre o setor da mineração - em versão impressa e digital - no Pará, também será lançada nos municípios de Santarém, Paragominas, Parauapebas e Marabá e distribuída em 1.200 escolas públicas e instituições de ensino superior.
O lançamento do anuário reuniu o vice-governador Helenilson Pontes, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Manoel Pioneiro, parlamentares federais, estaduais e municipais, prefeitos, secretários de Estado, dirigentes do Consulado do Japão no Pará, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e de empresas da cadeia produtiva e de mineração. Entre os presentes, estavam o diretor de Metais Básicos do Atlântico Sul - Vale (cobre e níquel), Nelcindo Gonsalez (ex-presidente da Albras), e o diretor da siderúrgica Alpa/Vale, José Carlos Soares.

O Liberal