NO BLOG DO LINO

POR UM PARLAMENTO POLÍTICAMENTE FORTE

      Talvez por sermos ainda um município que se ressente de um trauma político de anos e anos atrás, é notória a nossa falta de percepção no que tange reconhecer e melhor valorizar o nosso parlamento. Poucos se apercebem que o desenvolvimento de um município, está estritamente ligado aos dois poderes que se elegem através do voto popular,isto é, o Executivo e o Legislativo. Todos (ou quase todos) sabem das atribuições que são conferidas a estes e que qualquer inobservância ou desleixo, de ambas as partes, dessas obrigações legais, podem implicar em prejuízos imensuráveis a uma sociedade. Como exemplo, todo o longo período em que este município permaneceu marcando passo , senão regredindo, deveu-se única e exclusivamnete a uma politiquice aqui implantada, levando à submissão, ora os gestores, ora os legisladores -conseguindo anulá-los e deu no que deu: o município praticamente viu-se paralizado por cerca de 30 anos.
    De lá para cá, parece não termos aprendido que o progresso ou o retrocesso de um município, é o retrato evidente da atuação, boa ou má, desses dois pilares democráticos.
    Pouco adianta culpabilizarmos certas administrações, se as legislaturas forem complacentes ou até coniventes, mostrando também, seu lado falho -logicamente que o resultado geral tem que ser pífio e improdutivo, senão desastroso.
    Hoje por conseguinte, cobram-se atuações "milagrosas" de administrações, sem no entanto levarmos em conta que esta falta de compromisso gestor, muitas das vezes passa pela ausência de fiscalização e exigência do Poder competente para tal. Em casos assim, quem mais perde é o povo, pois se vê sem voz e nem vez, e o resultado só pode ser catastrófico.
    Assim como em todas eleições municipais, discute-se a competência desse ou daquele candidato ao Executivo, temos que fazê-lo de igual maneira com os pleiteantes ao Legislativo, observando suas qualidades, capacidade, seus serviços prestados a esta terra, sua reputação pública, enfim uma série de requisitos que realmente venham preencher as exigências parlamentares.
    Enquanto pensarmos que qualquer um pode assumir tal cargo, até mesmo pessoas que não têm a menor identidade ou vínculo com o município  -seremos todos coniventes e responsáveis, por um suposto enfraquecimento e esfacelamento. deste importante e soberano Poder.