NO BLOG DO DIEGO DOUSA

PT lança pré candidato a Prefeito e rompe aliança com o PMDB

Cumpri uma tarefa importante na tarde de sábado, a mesa que cordenei no Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores estava responsável por três temas, sendo eles:
  1.       Lançamento de candidatura própria Cosme Zacarias ( Keko ) como o pré-candidato a prefeito do PT;
  2.       A saída do governo municipal colocando os espaços de governo: Sec. De Agricultura ( Edi Barreto ) e Cultura ( Yone Sales ) a disposição do poder executivo.
  3.     Lançamento das pré-candidaturas a vereadores.
  4.    Construção de um projeto político para Santa Izabel.
  5.    Diretrizes de programa de Governo Municipal;
  6.    Diretrizes de atuação legislativa.
Confeço-lhes que de todos os temas da mesa o que mais causou frisson e euforia na militância do partido foi o ponto que abordou a ruptura com o governo municipal, tema que a época das eleições que deram ao atual gestor sua reeleição foi de grande discordância entre dirigentes do partido, mas que democraticamente por deliberação de uma maioria foi aprovado a aliança para as eleições daquele ano (2008), ficando incumbido ao Partido dos Trabalhadores a disputa na condição de Vice-prefeito na chapa, e caberia ao partido em caso de vitória a direção das secretárias de Educação, Cultura e Agricultura. Mas o tempo foi passando e com 5 meses o atual gestor descumpriu o acordo, tirou do PT a Secretaria de Educação e deu-a de presente de consolo a sua irmã que havia perdido a direção da Sespa, além disso o Vice-prefeito foi engessado na gestão não tendo se quer um gabinete, nem cadeira, nem assessoria e em alguns momentos nem combustível para atuar. Toda esta situação agravou ainda mais a relação entre o palácio e o PT que nunca fora chamado para fazer de fato a gestão, cumprindo aos trancos e barrancos com seu papel e não abandonando a população izabelense, sendo decisivo em muitos convênios que o Município celebrou junto ao Governo Federal e em muitas ações do Governo Ana Júlia para esta cidade, dada esta conjuntura o partido deliberou neste encontro sua saída oficial da base do Governo Municipal e lançou o Vice-prefeito Keko como pré-candidato de nossa legenda a prefeitura municipal de Santa Izabel.
O clima no encontro foi de muita empolgação e falas maduras no sentido da construçao de um projeto político que norteará o governo do partido em caso de vitória na corrida eleitoral deste ano, o evento contou com a presença de várias lideranças locais, estaduais e nacionais com ênfase para a participação do também pré-candiato do PT a Prefeitura de Belém Professor Alfredo Costa que trouxe uma fala de incentivo e se comprometeu a estar presente em alguns comícios na cidade quando houve-se uma folguinha em sua genda em Belém. No final a militância empolgada aprovou por unânimidade a saída do governo municipal entoando a seguinte palavra de ordem: "Ôôôô eu quero ver governar Trabalhador, Keko, Keko!".
 
COMENTÁRIO DO BLOG
 
É muito importante a candidatura própria do PT para o processo eleitoral. A forma como o PT faz campanha empolga. Acredito que pela animação do pessoal e pela estrutura que o Keko vai ter é possível esperar uma votação surpreendente para o partido.
 
Só tem uma coisa que me preocupa, é o discurso. No dia do encontro falou-se muito contra a classe dos empresários em alusão indireta ao Evandro Watanabe. Veja a palavra de ordem que o Diego postou: "Ôôôô eu quero ver governar Trabalhador, Keko, Keko!". É o velho discurso socialista de que os empresários são maus e os trabalhadores são bons. Até onde sei o Keko sempre foi empresário também, mas isso não significa que ele não seja um trabalhador, empresário também é trabalhador, acorda cedo, dorme tarde, tem preocupações. O PT tem todas suas campanhas financiadas por empresários, vide o Puty, Paulo Rocha que dizem ter tido apoio da Frango Americano.
 
O caminho não é esse, esse discurso por sua contradições não convence ninguém. Concordo com o companheiro Danilo Monteiro que quer uma campanha propositiva, o PT tem muito para mostar, é o partido que tem mais projetos sociais em atividade no país, isso já deu uma reeleição para o Lula e uma sucessão com a Dilma. O PT não precisar incentivar a luta de classes para chegar o poder, é só mostrar para o povo o que pode fazer mostrando os exemplos realizados.
 
Caros leitores, esse é só o meu ponto de  vista, creio que se o PT deixar o Gilberto fazer campanha atacando o Evandro, e fazer por seu turno uma campanha propositiva, como sugere o Danilo, é possível supresa.
 
Os políticos tradicionais de Santa Izabel ainda não entenderam que os tempos são outros.