NO BLOG CIDADÃO IZABELENSE

Ciclovias, terminal de passageiros, propostas do PSOL

Quem chega em Santa Izabel pode ser levado a pensar que está entrando pelo quintal, e que quintal mal cuidado! No canteiro central o mato disputa com o lixo e caminhos por onde os pedestres atravessam a BR, já que a passarela é um tremendo elefante branco, cuja função principal é servir de banheiro aos sugismundos da vida. Aliás um tremendo desperdício do dinheiro público, que muitas administrações tem servido para enriquecer empreiteiras dadivosas nas campanhas eleitorais.
Anexa à passarela funciona um “terminal” de passageiros. Aliás as pessoas se misturam a um chão mal cuidado, com lama, buracos, vendedores de tudo (de CD pirata a pamonha). A coisa piora quando chove, aí não tem onde se acomodar. Quem aguarda ônibus intermunicipal tem de se submeter a este suplício.
O PSOL após longo processo de discussão elaborou um programa para Santa Izabel do Pará, cuja parte expomos abaixo:
Ciclovias: a bike além de ser o transporte do pobre, não polui. Seu uso precisa ser incentivado, principalmente dando-lhe segurança.

INFRAESTRUTURA
  • Construção de terminal rodoviário, que atenda as comunidades rurais e demais linhas intermunicipais e interestaduais, adjacente à feira do produtor rural.
  • Reurbanização da BR-316 – trecho de Santa Izabel.
·         Incremento de ciclovias.
·         Fazer gestões ao governo do Estado pela melhoria da PA-140 e suas pontes, colocando acostamento ao longo da rodovia como meio de segurança.
·         Recuperação de estradas vicinais em parceria com as comunidades.
·         Iluminação pública em todo o município.
·         Asfaltamento das ruas principais e recuperação nas demais, com calçamentos e drenagem em pontos de alagamentos.
·         Revisão das concessões do transporte coletivo, discutindo a tarifa e itinerário, tendo como objetivo o melhor atendimento para a coletividade.
·         Cobrança de tarifa social (reduzida) para os consumidores de água.
·         Implantação da tarifa social para o IPTU.
·         Implementação da via Uxiteua-Americano e Transamericano.
·         Mapeamento das áreas de risco do município, com implantação de programas de cidadania.
Junto da passarela o povo se aboleta, no que muitos chamam de "terminal" de passageiros. Total desrespeito aos usuários.

Estudantes, viajantes, vendedores. Nenhuma infra-estrutura para quem utiliza este espaço para apanhar ônibus.

Canteiro central da BR mal cuidado, sofrível cartão-postal de nossa cidade.