IBC E ICB

Obs.: Não ler esta postagem sem antes ler a única postagem de ontem, obrigado!

To be or not to be indicado, eis a questão!

Imaginemos que está vacante o cargo de gerente do DETRAN de Santa Izabel, os caminhos para preenchê-lo é ou a IBC ou a ICB.

Na primeira hipótese um político local indica um nome em geral para um deputado que se responsabiliza de contactar a pessoa que toma a decisão quanto ao preenchimento da vaga. Esse caminho é perigoso por duas razões: O intermediário pode não ter força de emplacar o nome e perder a vaga para outro deputado por exemplo, ou aquele quem decide já recorreu à ICB.

Na segunda hipótese aquele que tem a força para preencher a vaga, no caso em tela suponhamos que o Diretor Chefe do DETRAN, contacta um deputado e o disponibiliza a vaga de Santa Izabel, o deputado procura a liderança local e solicita um nome. Dessa forma não tem como não se conseguir a vaga, além de ter a grande vantagem de mostrar força política da liderança local e do indicado acima de tudo que consegue emplacar seu nome, dando assim o primeiro passo ruma à vereança, em muitos casos.

Uma coisa é certa, se o indicador tiver força mesmo, ele primeiro consegue a vaga depois a preenche, a desvantagem disso é que o caráter político relativiza o técnico, pois o indicador tem tanta força que põe quem ele quer, se o indicador não tiver consciência, a república padece.




Caros amigos, essa é só uma reflexão, são coisas que eu penso e que acabaram me levando a criar este blog. Antes eu pensava essas coisas e elas se perdiam por ficarem só na abstraçaõ, hoje tenho a oportunidade de gravá-las para a posteridade e de compartilhar com outras pessoas o que penso, eu gosto disso. Espero que a reflexão feita sirva de alguma forma a vocês, ao menos como exercício de abstração.