APLICABILIDADE

Venho defendendo aqui no blog a tese de que Santa Izabel está em processo de transformações econômicas e sociais, estamos deixando de ser uma típica cidade de interior e nos tornando área metropolitana.

Esse evento histórico-social implica na mudança de mentalidade do homem que vive esta transformação.

Defendo que é preciso compreender melhor este processo para que se tomem as melhores decisões políticas, econômicas, sociais...

Mostrei a aplicabilidade desta tese na área econômica na postagem Y. YAMADA, quero agora mostrar a sua aplicação prática para as eleições.

Já disse aqui no blog que o Evandro é um estrangeiro por não ter nascido na cidade nem ter criado relações sociais aqui até esse processo eleitoral.

A conclusão a que chego com base na tese que defendo é que esse aspecto não terá interferência nenhuma na possibilidade de o Evandro ganhar a eleição. Passo a explicar com base nos conceitos de COMUNIDADE e SOCIEDADE de Émile Durkhein.

A Santa Izabel antiga possuía características de COMUNIDADE, ou seja, a relação entre as pessoas eram próximas, elas se conheciam e viviam em harmonia.

A Santa Izabel de hoje, da transição da COMUNIDADE para a SOCIEDADE, já apresenta característica desta, já não conhecemos todo mundo na rua, na praça, no ônibus; as pessoas têm relações impessoais o que compromete a harmonia social.

Na COMUNIDADE, o político precisa conhecer pessoalmente seu eleitor, só a partir daí, o político começa a ganhar o voto e a simpatia da comunidade. Neste ambiente, um alienígena tem poucas chances. O grande representante político desta mentalidade política em nossa cidade é o seu AD, ganhou várias eleições só bebericando uma cachacinha aqui e ali com as pessoas da comunidade, principalmente do interior, ele ganhou suas eleições assim.

Na SOCIEDADE, não é imperativo que o político conheça as famílias que compõem o principal arquétipo social na COMUNIDADE para conquistar a eleição. É por esta razão que um nordestino vira deputado federal por São Paulo.

Em cidades com caracteríticas de COMUNIDADE, as famílias tradicionais decidem as eleições, na SOCIEDADE quem decide é a periferia, ou mais especificamente os jovens de 16 a 30 anos dos bairros periféricos.

Diante deste cenário, creio que o fato de o Evandro não ser da cidade, não será empecilho para que ele possa ganhar a eleição. Por outro lado mostra que não é um bom caminho para oposição atacar este aspecto eleitoral negativo do Evandro, pois será um tiro no pé, afinal a densidade demográfica de Santa Izabel não aumentou só porque os izabelenses se reproduziram, aumentou porque veio muita gente de fora morar na cidade, em verdade uma boa parcela da população não têm raízes ancestrais com a cidade, esse pessoal não quer ouvir ninguém falando mal de quem é de fora.

A cidade está se transformando, os prefeitáveis e seus coordenadores precisam compreender isso para tirar o melhor proveito possível. É preciso compreender a mentalidade desse novo eleitor formada a partir das novas relações sociais que se inauguram com a nova era, o que eles pensam? O que eles querem ouvir? Como convencê-los? Não se pode começar a campanha sem pensar nisso.