Salame pede Zona Especial de Policiamento para Itupiranga

Preocupado com a violência no interior do Pará, especialmente no  Sul e  Sudeste  do Pará, o deputado João Salame, líder do PPS,  pediu, ontem, com base no art. 189 do Regimento Interno da Assembléia Legislativa, que o Comando Geral da Polícia Militar no Pará  crie  uma Zona Especial de Policiamento no município de Itupiranga, vinculada ao 4º Batalhão da Polícia Militar em Marabá (4ºBPM).
Itupiranga, na região do Carajás, ocupa o primeiro lugar de uma lista funesta das 30 cidades brasileiras com os mais altos índices de homicídios, conforme aponta o ranking do Mapa da Violência  de 2011,  elaborado pelo Ministério da Justiça. Bem próxima a Marabá (cerca de 55 km), que é a 4ª cidade  mais violenta do Brasil, Itupiranga tem índice de desenvolvimento humano considerado como médio pela ONU, mas registra, proporcionalmente,   mais homicídio que o Iraque ou o Afeganistão, pois são 160,6 homicídios por 100 mil habitantes.
De acordo com João Salame, a maior parte das mortes na região é motivada por rixas, vinganças ou desentendimentos banais, além é claro, dos conflitos agrários que freqüentemente assolam a região.  “As Polícias Civil e Militar alegam que a grande distância dos vilarejos e o efetivo reduzido dificultam o combate à criminalidade no local”, explica o parlamentar.
A fim de ampliar a atuação da Polícia Militar no município de Itupiranga, com maior estrutura e efetivo policial, otimizando, portanto, a segurança pública da referida cidade, Salame propôs a criação de uma Zona Especial de Policiamento,  atrelada ao 4º BPM de Marabá, com base no art. 15 da Lei Complementar nº 053/2006, que dispõe sobre a organização básica e fixa o efetivo da PM do Pará e define a competência e a estrutura do Estado Maior Estratégico.
“As Zonas Especiais de Policiamento foram criadas por lei estadual. Dessa forma, necessitam apenas do projeto adequado às necessidades locais para serem implantadas, o que se objetiva com o presente requerimento”.
 
Blog do João Salame