QUESTÃO DE NOMENCLATURA

Diferentes, mas nem tanto
Até as pedras sabem que a concessão das operações dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília nada tem a ver com privatização.
 
Blog do Diego Sousa
 
 
 
COMETÁRIO DO BLOG
 
A doutrina socialista acredita que o Estado deve controlar todos os aspectos da vida social, não acredita que a iniciativa privada seja capaz de promover a justiça social que só seria alcançada se esta fosse substituída por aquela. No Estado socialista a iniciativa privada inexiste, as empresas são controladas pelo poder político, não econômico. Esse modelo de Estado se mostrou catastrófico onde foi adotado como é o caso de Cuba que mais parece um fóssil diante das sociedades capitalistas quanto ao desenvolvimento tecnológico. A economia planificada liquidou o espírito empreendedor do povo.

Se concessão ou privatização, o fato é que o governo do PT se eximiu da responsabilidade de gerir importantes aeroportos do país e repassou esta responsabilidade para iniciativa privada, isso se adequa à doutrina liberal, ou neo-liberal, como quiserem. O governo se reconhece incapaz de resolver os graves problemas da infra-estrutura aeroviária do país e vê na iniciativa privada a solução.

Não importa a nomenclatura, interessa antes a ideologia que concebe o ato do governo.