CONJECTURAS

Setembro está chegando, as primeiras decisões cruciais visando às eleições do ano que vem serão tomadas. Tudo até o fim de setembro estará mais para especulação que para certezas. Portanto vamos especular.
Quais os candidatos?
O PT deve lançar o Keko, não vejo outra alternativa, principalmente porque o Keko tem o desejo de ser candidato e sua tendência tem mais força dentro do partido, dificilmente surgiria um nome a esta altura capaz de aglutinar todos os outros grupos e derrotar a Unidade na Luta.
O PSOL deve lançar um candidato, já que não se coliga com outros partidos, como é um partido novo no município deve disputar a eleição para crescer. O nome mais cotado é o do companheiro Osmano.
O PSDB é uma icógnita, pelo menos para alguns analistas de política izabelense, como já postei aqui, alguns acreditam que o PSDB deve enquadrar o Dr. Cadinho como vice ou do Gilberto ou do Gílson dependendo dos interesses do governo para o município. Existe sentido nisso, mas não acho que a coisa seja tão pragmática assim, porque política envolve emoção, não é uma ciência exata. O Cadinho quer ser candidato, isso é certo, e se ele quer, ele deve ser, pois está filiado e vem acompanhando o partido há algum tempo diferente dos outros. Em última instância, acredito que se houver o enquadramento, o Dr. Cadinho renunciaria a disputa.
O PMDB deve ter um candidato, não se sabe quem é. O nome do Evandro foi afastado do cenário, criando uma lacuna. Tem pouco tempo para o Marió promover um nome, ventila-se o nome do Ricardo Amaral da pasta de Meio-Ambiente, seria um bom nome, pois dirige uma secretaria de destaque e faz um  excelente trabalho, porém não tem vivência política, mas dá tempo de aprender alguma coisa, muitos técnicos conseguem se eleger. Alguns analistas acreditam que há a possibilidade de o PMDB ser vice do Gílson, em virtude das relações entre o empresário e o Marió. Para mim essa análise não faz sentido, pois se era para o PMDB ser vice, por que o Gílson não se filiaria logo no PMDB para manter o partido no poder, não faz sentido um partido que está no poder abdicar de ser cabeça para ser rabo.
O Jaime quer ser candidato também, e deve ser, só não sei o partido.
O PPS tem como estratégia principal o lançamento da candidatura do Dr. Ronaldo Batista de Americano, porém o grupo ligado ao sr. Ishigaki tenta filiar o Gílson, não acredito que isso vá acontecer, pois o Gílson não estaria disposto a bater chapa para ser candidato, ele deve ir para um partido que garanta a sua candidatura. De outra forma só com a intervenção de Belém enquadrando o diretório municipal, eu não creio que isso aconteça no PPS. Eu particularmente divirjo de uma posição e de outra, para mim o PPS poderia crescer sendo vice de uma das candidaturas principais, pois poderia terminar a eleição como o segundo maior partido em influência política no município, ocupando o espaço que hoje é do PT com o vice-prefeito, um ou dois secretários mais um ou dois vereadores.
O Gílson deve ser candidato, dependendo de como o PMDB se comportar, ele deve polarizar com o Dr. Gilberto a disputa pelo Palácio Capitão Noé de Carvalho. A situação partidária do Gílson é indefinida até o momento, está mais próximo do DEM, porém está sendo namorado por outros partidos. O DEM não é um péssimo partido para disputar as eleições como muitos alegam, porém em caso de vitória, pode ser um bloqueio para ter acesso às verbas federais as quais são importantíssimas, o Marió que o diga, o ideal para o empresário seria um partido com circulação em Belém e em Brasília.
O Dr. Gilberto está próximo de anunciar o seu partido, está sendo namorado por alguns partidos também. É uma icógnita total, tem PSDB, PR, DEM, PPS, PSC, esses são os que eu sei com quem ele já conversou, na fase pré-nupcial. O ideal para o Dr. É o PSDB, apesar de ele achar que qualquer partido da base aliada está bom, não sei se ele realmente acredita nisso ou é um argumento retórico apenas. Não há dúvidas de que se ele disputar pelo PSDB suas chances aumentam consideravelmente, o palanque do PSDB é muito forte, imagina trazer o Aécio Neves para um comício, acho que ele vem na hora, afinal o PSDB paraense se afina com o paulista que rivaliza o poder interno com o mineiro.